Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Ford Ranger
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Chevrolet Silverado
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Dodge RAM
Loucura das “pick-ups” em Detroit

Ano após ano o Salão Automóvel de Detroit reúne uma enorme variedade de veículos, uns mais convencionais, como o novo BMW X2, o novo Hyundai Veloster ou o novíssimo Mercedes Classe G e outros mais radicais, como o Nissan Xmotion Concept. Isto sem esquecer novas propostas híbridas e 100 por cento eléctricas.

Mas em todas as edições deste certame há um tipo de veículo que salta sempre à vista: as "pick-ups" norte americanas! E olhando para os números do mercado dos Estados Unidos percebemos que não podia ser de outra forma já que são as "pick-ups" que lideram sempre a lista dos 10 automóveis mais vendidos naquele país.

Este ano não foi diferente e o Salão de Detroit serviu de palco para a apresentação de três novas "pick-ups" do Big Three (Ford, Grupo FCA e General Motors). A Ford revelou a nova Ranger, a GM apresentou a nova Chevrolet Silverado e o Grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) estreou a nova Dodge RAM 1500.

É certo que nenhum destes modelos terá vida fácil, já que a Ford F-150 – que ainda recentemente recebeu o primeiro motor diesel da história – é o automóvel mais vendido nos Estados Unidos desde 1981. Mas na segunda e terceira posições surgem precisamente a Chevrolet Silverado e a Dodge Ram, pelo que é justo dizer que estes dois rivais preparam novo ataque ao "reinado" da Ford.

Estes modelos podem ser vistos como "pick-ups" grandes mas a Ford Ranger está um degrau abaixo no que toca ao tamanho e pode ser vista como uma "pick-up" média. Mas isso não quer dizer que tenha vida fácil, já que entra num mercado onde pontuam propostas como a Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado ou GMC Canyon.

Ainda assim, e apesar da forte concorrência que vão enfrentar, podemos garantir que estes três modelos estão melhores do que os seus antecessores e, sobretudo, bastante mais leves. No caso da Ram e da Silverado esta "dieta" ultrapassa mesmo a casa da centena, pelo que são esperados consumos ligeiramente mais contidos e uma condução mais apurada.

Por esta altura já percebeu que estamos a falar de três modelos fundamentais para o mercado automóvel dos "States", mas para perceber isso temos que nos afastar da realidade europeia, onde este tipo de carroçarias tem pouca relevância nos números de vendas anuais. Por seu turno, do outro lado do Atlântico, 16 por cento dos automóveis novos vendidos em 2017 foram… "pick-ups", uma "fatia" significativa e que continuará com tendência de crescimento nos próximos anos.  

Em destaque